top of page
Buscar
  • gaspragas

Maior museu entomológico da América Latina abriga 80 mil insetos


Coleção de borboletas rendeu à Seara apelido de terra das borboletas. Boa parte dos insetos, coletados desde 1924, não existe mais na natureza.

O maior museu entomológico da América Latina abriga mais de 80 mil exemplares de 17 mil espécies diferentes de insetos em Seara, no Oeste de Santa Catarina. A coleção de borboletas do Museu Entomológico Fritz Plaumann rendeu a cidade o apelido de 'Terra das Borboletas'.

Natural da Prússia Oriental, na época parte do império alemão e atualmente território da Lituânia, Fritz Plaumann chegou ao Brasil com a família em 1924, aos 22 anos, e se instalou no atual município de Seara, próximo ao distrito de Nova Teutônia. Na região, ele trabalhou como agricultor, fotógrafo e comerciante. Mas, durante toda a vida coletou e catalogou insetos. Das 17 mil espécies existentes no museu, 1.500 foram descobertas por ele e 150 foram batizadas com o seu nome ou derivados. Boa parte dos insetos não existe mais na natureza. Além das borboletas, fazem parte da coleção besouros, moscas, baratas e outros insetos da região.

Segundo informações passadas pelos gestores do museu, além do interesse por insetos, Plaumann era autodidata e buscava a preservação da natureza. Ele anotava três vezes ao dia todos os dados sobre o tempo na região, e utilizando mapas meteorológicos alemães, ele anotava a quantidade de chuva, umidade, vento e temperatura.

A Prefeitura Municipal de Seara adquiriu em 1982 a coleção entomológica de Fritz Plaumann e 1988 inaugurou o museu, que tem quase 600 m², distribuídos em três pavimentos. O local fica em frente a casa onde Plaumann morava. Plaumann dedicou 70 anos da sua vida à catalogação de insetos, e morreu no dia 22 de setembro de 1994, há 19 anos. Em 1985, obteve a Medalha do Mérito Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina e, no início de 1991, recebeu a mais alta condecoração do campo da ciência da Alemanha: a Grã-Cruz do Mérito Científico.

Em 2003, em homenagem, foi criado o Parque Estadual Fritz Plaumann em Concórdia, com o objetivo de proteger remanescentes das florestas que recobriam originalmente a região do Alto Uruguai no estado de Santa Catarina. Situado no município de Concórdia, o Parque tem aproximadamente 741 hectares localizados às margens do reservatório formado pela barragem da Usina Hidrelétrica de Ita, no Rio Uruguai. Serviço Museu Entomológico Fritz Plaumann Seara: acesso pela rodovia SC-283 Horário de funcionamento: segunda a quinta-feira das 8h30min às 17h; sábados das 9h às 16h. Informações: 49 3452-1191

Fonte: G1.

5 visualizações0 comentário

Fale com a gente

hoje mesmo

Foto Alvo.png
bottom of page